A honestidade é uma característica dos cristãos, todo aquele que quer ser reconhecido como um verdadeiro cristão deve ser honesto, as pessoas procuram em nós uma prova de que realmente servimos Jesus e a honestidade deve sempre estar presente em nossas vidas. Mas o que é honestidade?
Honestidade: o ato, qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou instituição verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; sem malícia.¹
Se você usar a falsidade, a mentira, você não vai ser honesta. Exemplo de desonestidade é quando você não gosta de uma pessoa e age na frente dela como se a amasse, mais no fundo você não gosta nem um pouco daquela pessoa, assim você vai estar sendo desonesta com ela, você está agindo com toda a desonestidade. Outro exemplo é quando uma pessoa menti para outra só para não pagar o que deve, ou para roubar, isso é desonesto, uma pessoa assim não é honesta.
O que tem na Bíblia sobre honestidade?
Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa
Atos dos Apóstolos 6:3
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
Romanos 12:17Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.
2 Coríntios 8:21Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.
Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele.
1 Pedro 2:12
E a minha honestidade dará testemunho de mim no futuro, toda vez que você resolver verificar o meu salário. Se estiver em meu poder alguma cabra que não seja salpicada ou pintada, e algum cordeiro que não seja preto, poderá considerá-los roubados."
Gênesis 30:33
Não se exigia prestação de contas dos que pagavam os trabalhadores, pois agiam com honestidade.
2 Reis 12:15
Mas eles não precisarão prestar contas da prata que lhes foi confiada, pois estão agindo com honestidade".
2 Reis 22:7Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.
Assim a justiça retrocede, e a retidão fica a distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar.
Isaías 59:14
"Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade.
Jeremias 5:1
Jeremias 5:1
Fonte: ¹ Wikiquote
Ótimo post e ótima explicação!! Adorei!!
ResponderExcluirAcho que é isso que está faltando no mundo: mais pessoas honestas!! Talvez assim as coisas melhorassem um pouco!!!
ADorei seus textos e seu blog!!
eStou seguindo!!!
Beijos e sucesso!! Carol
www.donalollaboutique.blogspot.com
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver
ResponderExcluirQuando iniciei a minha pesquisa histórica acerca da origem do cristianismo senti-me profundamente incomodado com a historiografia oficial. Percebi prontamente que essa historiografia está seriamente contaminada pela fé. O acatamento da Bíblia não é científico. Claro que o propósito da nossa cultura era lastrear a fé cristã e fortalecê-la constantemente. Para isso, serviu-se da história como um mero instrumento utilitário de convencimento. Se a Igreja dissesse que preto era branco, todos tinham que acreditar piamente. Especialmente os professores, que eram sustentados por ela. Não havia escola que não fosse cristã.
Não é difícil imaginar o resultado disso séculos a fio. Desse modo, o absurdo passou a se tornar natural, pois a proteção à fé estava acima de tudo. É ai que surge uma questão moral da maior relevância pela sua contradição: a obrigação da academia seria zelar pelo ensino honesto de história [a honestidade é um dos valores basilares do cristianismo] ou dar guarida às necessidades da religião, por mais justificável que isso possa parecer?