06/01/2015

Por que os jovens se desviam?


Existe uma pergunta que todos os líderes e todos os cristãos se fazem: Por que os jovens se desviam? Essa é uma questão que por muitos e muitos anos vem martelando na cabeça de muita gente, por que mesmo aqueles que são criados no evangelho, quando chega na adolescência e na juventude parte para outro rumo, vai seguir o modelo de vida imposto pelo mundo e abandona o antigo estilo de vida cristão. É claro que não cabe a mim, simples mortal desvendar esse enigma, apenas vou citar alguns motivos pelos quais acredito que isso acontece.
1° Batalha na mente - Quando se chega na adolescência ou juventude, a mente é uma arma perigosa e que conspira em favor da carne. Muitas vezes o jovem pensa que se seguir fazendo as coisas do seu jeito também vai dar certo, acaba discordando da opinião dos seus familiares e líderes cristãos, então passa a ouvir mais a sua própria "intuição" e acaba seguindo por outro caminho. Tenho um conselho para você jovem, a Bíblia diz assim: "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Provérbios 4:23" Ou seja, nem tudo aquilo que sua mente diz é o que realmente é certo para você.
2º Influência - Muitos jovens tem amizade com amigos do mundo ou até mesmo se simpatiza com o estilo de vida, a falsa liberdade e felicidade e se deixam influenciar pelas conversas, pelas bebidas, pelas drogas, pelas festas, pela maneira de viver que o mundo oferece. Apartir do momento em que a pessoa peca uma vez, o demônio se sente na liberdade de começar a fazer acusações e deixar constrangido a pessoa porque pecou, assim começa a se afastar da Igreja, a se esconder dos irmãos e até que se entrega totalmente ao mundo. Nós não devemos nos deixar ser influenciados e sim ser influenciadores. "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Tiago 4:4,5" Você não precisa fazer acepção de pessoas ou ser rude com os do mundo porém, não deve deixar-se influenciar pelas atitudes e modo de vida deles.
3° Fraco na fé - "Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos. Romanos 14:1" Existem jovens e até mesmo adultos que ficam fracos na fé, os motivos são os mais variados, seja por conta de algum problema na sua vida, seja por conta de desentendimentos, alguma coisa aconteceu e a pessoa, não ora mais todo dia, não lê a Bíblia sempre, jejum nem se fala. Então essa pessoa se torna fraca na fé, a tendência é, ou essa pessoa vai acabar se desviando ou ela vai retornar de novo ao primeiro amor da conversão.
4º Criança na fé - "O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Efésios 4:14-16"  Existem muitos cristãos que são crianças na fé, eles não se desenvolveram e qualquer coisa muda de ideia, fica emburrado, não faz mais nada. Se deixa levar pela moda do momento, é que a moda agora é os jovens sendo cada vez mais modernos e a Igreja tem que ser mais moderna então vamos todo mundo se modernizar, e quando não concordam, já diz logo que na Igreja tal não é assim, lá eles dão mais liberdade aos jovens e etc. Essas questões tolas tem levado muitos jovens a se voltar para o mundo, para eles o mundo é mais light, quem sabe se não pensam assim.
5° Prazer no pecado - Aí fora tem aquele dizer de que o que é proibido é mais gostoso, tem gente que prefere curtir a juventude, "fazer o que der na telha", não dar satisfação da sua vida há ninguém. Em seu pensamento a juventude é para ser aproveitada. Que coisa hein? Claro que esse pensamento não condiz nada com o princípio cristão, pois a vida sem ser vivida para Cristo é um disperdício por si só, o jovem aproveita esse mundo e depois tem uma eternidade de tormento no lago de fogo. Ter momentos de felicidade, viver dependente de vícios, isso não é viver. 
"Alegre-se, jovem, na sua mocidade!
Seja feliz o seu coração
nos dias da sua juventude!
Siga por onde seu coração mandar,
até onde a sua vista alcançar;
mas saiba que por todas essas coisas
Deus o trará a julgamento.
10 Afaste do coração a ansiedade
e acabe com o sofrimento do seu corpo,
pois a juventude e o vigor
são passageiros.
Eclesiastes 11:9,10"


2 comentários:

  1. Oiii, dei uma lida no seu blog!! Caramba que benção einh?! Gostei muito e estou te seguindo!!
    Beijoos, que Deus continue te abençoando!!
    http://para-sempre-jesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir