17/01/2015

Resenha: Conversando com C.S. Lewis

Um livro surpreendente que nos leva a uma viagem por dentro da vida de C.S. Lewis e por dentro de suas obras. Além de nos proporcionar uma conversa imaginária com o autor de As crônicas de Nárnia. A impressão de que a história de Lewis não acaba com a sua morte, ela continua viva impactando outras vidas e fazendo com que as respostas mais intrigantes sobre a fé possam ser respondidas. Depois de lê esse livro você vai querer ler as obras de C.S. Lewis e vai querer ler as obras de Alister McGrath sobre ele, pois a forma com que escreve falando de Lewis nos passa uma impressão de que ele conviveu e presenciou todos os momentos da vida de Lewis.
Você já imaginou como seria conversar com C. S. Lewis sobre diversos assuntos polêmicos? Você já pensou como seria uma entrevista com ele, falando sobre assuntos atuais e o que ele pensa sobre isso? Se fosse possível, o resultado seria o livro perspicaz do Dr. Alister McGrath, Conversando com C. S. Lewis. Autor best-seller, conhecido pela publicação da biografia 'A vida de C. S. Lewis - do ateísmo as terras de Nárnia', agora ele nos apresenta o grande escritor como o companheiro perfeito para uma conversa e suas respostas para as perguntas que todo mundo faz. O que faz de Lewis um bom parceiro de diálogo é a sua ampla visão sobre muitas coisas, como o ateísmo de sua juventude até a sua conversão tardia, seu ceticismo racional até o seu apreço aos valores humanos e sua imaginação, do seu papel como um apologista cristão e de um célebre autor clássico de literatura infantil. Lewis ponderou questões persistem até hoje - A vida tem sentido? Será que Deus existe? Podemos conciliar o raciocínio e a imaginação? Por que Deus permite o sofrimento? Conversando com C. S. Lewis vai ser o seu guia para uma conversa esclarecedora e intrigante sobre tudo que nos intriga.


Alister E. McGrath é um historiador, bioquímico e teólogo cristão nascido em Belfast, Irlanda do Norte. Um professor de longa data na Universidade de Oxford detém a cadeira em teologia, ministério e educação na Universidade de Londres. É autor de vários livros sobre teologia e história, incluindo Heresia: uma história em defesa da verdade, A vida de C. S. Lewis: do ateísmo as terras de Nárnia, Apologética pura e simples: como levar os que buscam e os que duvidam a encontrar a fé. Ele mora em Oxford, Inglaterra, e palestras regularmente em várias partes do mundo.


Conversando com C.S.Lewis é composto por vários encontros de conversas sobre a vários temas importantes como significado da vida, dor, amizade, educação, apologética, as crônicas de nárnia, esperança cristã. Para facilitar a conversa com o Lewis, marcamos vários encontros imaginários, que eram almoços, nos quais ele respondia questões da vida. 
Nesses encontros podemos conhecer um pouco sobre o pensamento e como que Lewis levava a vida. O ateísmo que era uma das convicções de Lewis até 1930, quando se reconverte ao cristianismo, ele percebeu que o ateísmo era intelectualmente insatisfatório. Para ele antes não existia Deus e poderiam sobreviver sem ele. Essa ideia amadureceu quando lutou na Primeira Guerra Mundial, todo o sofrimento que presenciou fez com que essa ideia tomasse força no seu pensamento e mesmo não crendo em Deus culpá-lo por tudo. O que veio a mudar mais tarde quando percebeu que a dor, o sofrimento vem justamente de uma humanidade sem Deus. 
Em um desses encontro conhecemos um algumas dores que Lewis teve, perdeu sua mãe muito cedo, sua primeira mulher morreu e depois que se casou com Joy Davidman, uma americana divorciada que morreu com câncer. Passou por muitas dores, isso o levou a tentar se refugiar ao ateísmo até essas ideias começar a se desmoronar. 
Depois que se converteu ao evangelho Lewis passou a ser defensor do cristianismo, em seus livros que escreveu após sua conversão ele deixa claro isso. As crônicas de Nárnia, revela em seu contexto um plano de salvação. O personagem principal Aslam, o Leão, representa a figura de Cristo, as crianças passam a viver por Aslam. A história toda tem um significado figurativo da nossa história com Cristo. 
Em sua resposta sobre o paraíso, Lewis no faz conhecer que para ele o paraíso é a nossa terra natal, o nosso lar. Ele também indaga que as pessoas que vivem pensando no céu faz mais pela terra em que vivem. Pois a esperança de um lugar melhor acaba impulsionando as pessoas a melhorarem.
Além de escritor Lewis também era palestrante, lecionava na Universidade em Oxford. Lewis morreu em sua casa em Oxford no dia 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o Presidente Johnn F. Kennedy.  Lewis deixou um legado, suas obras são lidas por anos, e tem ajudado muitos a encontrarem as respostas que precisam a cerca do ateísmo e da fé cristã.


Edição: 1
Ano de Edição: 2014
Ano: 2014
País de Produção: BRASIL
ISBN: 8542204336
Encadernação: BROCHURA
Altura: 21,00 cm
Largura: 14,00 cm
Comprimento: 2,00 cm
Peso: 00,29 kg
Páginas: 224
Valor: 29,90




5 comentários:

  1. Nossa, que legal.Deu muita vontade de ler ^^

    Tô querendo gravar um vídeo respondendo perguntas,vem deixar a sua no post?
    http://www.blogespacoteen.com/2015/01/video-faca-sua-pergunta.html
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Que resenha incrível. Amei. Esse livro me deu uma grande vontade de ler agora. Com certeza, mais um que vai para a estante.Parabéns Edmara. Sucesso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. O livro é muito bom, recomendo, vale muito a pena.

      Excluir
  3. Olá, gostaria de apresentar a você a nossa loja, temos quase todos os titulos de C.S.Lewis, aproveita e visita, e se vc gostar, divulgue, por favor : http://www.paesepeixes.com.br/

    ResponderExcluir