A autora M. Cristina Oliveira lançou seu terceiro livro no ano passado (2017) e o livro tem um cenário e uma história diferente dos dois anteriores, para quem ainda não sabe do que eu estou falando, tem resenha do livro Degraus e Intimidade que são de sua autoria.
Nome: Pisando em cacos de vidro
Autora: M.Cristina Oliveira
Páginas: 143
Editora: Litteris
Ano: 2017
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
[Sinopse] Olhando o nosso reflexo nesse espelho, percebemos exatamente o que ele tem para nos dizer. Vemos claramente, tudo aquilo o que queríamos esconder, vemos tudo o que precisamos mudar. Percebemos os nossos erros. Vemos as nossas falhas.
Por mais que tentemos, não conseguimos desviar os nossos olhos do terrível reflexo. O espelho nos prende. Tudo o que conseguimos é ir ao mais profundo da nossa alma e lá descobrimos o lado negro que existe dentro de cada um de nós.
Este livro é uma catarse que soma uma vida inteira de buscas e sonhos e que ao final nos presenteia com algo maior que tudo.
Pisando em Cacos de Vidro é uma ficção que nos leva a conhecer de perto a realidade de cada um de nós, com erros, acertos e a certeza de um novo amanhã.
[Resenha] Nessa narrativa encontramos a história de vida de Victor que ao encontra-se com setenta e cinco anos, morando em Montreal (Canadá), contando a partir de sua própria perspectiva como era sua vida desde os seus dezesseis anos para a sua neta Alex. A história vai sendo contada em dois diferentes momentos, o presente com Victor em seus setenta e cinco anos e o segundo onde ele está em sua juventude fazendo todas as escolhas de sua vida. Victor era um adolescente rebelde, não respeitava seus pais e não queria nenhuma aproximação com o Deus que seus pais serviam, seu pai e sua mãe eram um casal inter-racial e o Victor puxou a cor de seu pai, ele era negro, chegando a sofrer racismo, sendo vítima de violência, enquanto seus pais lutam constantemente para que Victor fosse para outro rumo. Algumas escolhas não tem volta e outras tem, Victor chega ao ponto de encontrar o amor de sua vida mas por suas escolhas erradas acaba perdendo-a e com isso perde a chance de saber o que aconteceu depois disso. Entre Brasil e Canadá, entre escolhas erradas e consequências, a autora vai trazendo para o seu leitor a vida de personagens que complementam a história como Kátia e Daniel, pais de Victor, Igor ,seu melhor amigo, Isis, o amor de sua vida, Alex, sua neta, Ágatha, sua filha e entre outros.
Dois homens em um só, um novo que pensava que era dono de toda a verdade e que pensava que sabia de tudo, um velho e sábio que conseguiu aprender com todas as escolhas erradas que fez durante os anos de sua vida. O que surpreende é que em meio a os momentos em que Victor passa, um presente muda a sua vida e o rumo de sua história, um presente que chega em um momento em que ele não esperava e que tem um significado que ele não conhecera.
Quando Victor começa a contar o que lhe ocorrera naqueles tempos que era jovem, temos a plena certeza de que ele faria tudo diferente mas ao mesmo tempo sabemos que ele aprendeu com tudo o que viveu. A autora conseguiu descrever duas importantes características, do antes e depois de alguém que passa por muitas escolhas erradas em sua vida. É um livro que não descreve sobre religiosidade mas um livro que descreve como Deus pode agir em meio a situações do dia a dia de um ser humano. O livro reforça a ideia de que nossas ações são mais valiosas que nossas palavras. A leitura prende-nos do começo ao fim, é uma leitura leve e tranquila.
Eu quero parabenizar a autora pela excelente história, pelo personagem sábio que compartilha as experiências de se viver sem um relacionamento profundo com o Criador e viver uma vida sem um propósito não vale a pena. Conseguiu falar sobre problemas sociais fazendo com que a história se aproximasse a realidade.
Frases
Pág 76
A felicidade é feita de momentos. São os momentos de sorrisos, os momentos de amor, são as ações simples de demonstração de carinho. A felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia. Pág 35
- A única maneira que temos para proteger alguém é estar sempre orando por essa pessoa e deixando-as nas mãos do Criador. Pág 37
[...] ele olhou para mim e disse que o seu propósito comigo havia terminado e o meu propósito no mundo estava apenas começando. Pág 108
A sua cor, a sua religião, o seu passado, os seus medos; não podem servir como desculpas para o seu fracasso, pois você possui o Criador do universo como o seu aliado. Pág 113
A vida é um constante caminhar sobre cacos de vidros, e o pior é que muitas vezes estamos descalços e sem nenhuma proteção em nossos pés. Pág 141
Nenhum comentário:
Postar um comentário